AS TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

02/02/2016

As Terapias Integrativas e Complementares

Atualmente existe uma grande demanda em nosso país pelo acesso a saúde de qualidade. Boa parte da população não encontra tratamento pontual e de qualidade junto ao Sistema Público de Saúde e os planos de saúde privados, geralmente possuem um custo elevado. O fato se agrava, pois grande parte da população não tem condições financeiras de possuir um Plano de Saúde privado.

Agrava-se o quadro caótico da Saúde no Brasil, conforme atestado pelos PROCONS e pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, ocasionado pelo constante descumprimento dos contratos por parte de alguns Planos de Saúde.

O Estado brasileiro não consegue cumprir seu papel Constitucional de oferecer educação, segurança pública e saúde à população brasileira, fato este simples de ser comprovado, bastando acompanhar os noticiários da imprensa. Em consequência crescem a busca por tratamentos alternativos na área da saúde. Muitos dos tratamentos de saúde Alternativos, embora autorizados, ainda não estão disponíveis na rede pública de Hospitais.

Essas formas de tratamentos alternativos são conhecidas oficialmente como Terapias Integrativas e Complementares. Essas Terapias auxiliam a Medicina Oficial e já recebem o reconhecimento e autorização parte dos órgãos nacionais e organizações internacionais.

A OMS - Organização Mundial de Saúde criou o Programa Internacional de Atendimento Primário em Saúde, incorporando as terapias alternativas, visando a aperfeiçoar o atendimento indispensável à saúde de mais da metade da humanidade, que não tinha condições de ser atendida.

Já o SUS – Sistema único de Saúde acolhe as terapias alternativas como forma de tratamento, e o faz com fundamento na Portaria nº 971, do Ministério da Saúde, publicada em 4 de maio de 2006, baixada com o propósito de aprovar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.

Tal instrumento normativo aponta como justificativa a própria OMS citando que a mesma vem estimulando o uso da Medicina Complementar (Terapias Alternativa e Complementares) nos sistemas de saúde de forma integrada às técnicas da medicina ocidental modernas, aprovando, nessa esteira, o uso da acupuntura, da homeopatia, da cromoterapia e da fitoterapia.

É dentro deste contesto humano e universalista, de oferecer formas alternativas para tratamento em saúde, em complemento a Medicina Oficial, que se destaca a Instituição Cidade da Esperança.

A Instituição Cidade da Esperança é uma entidade espiritualista e universalista, não ancorada em nenhuma religião ou ideologia política, onde qualquer pessoa de qualquer credo religioso, poderá lá buscar apoio e orientação nos tratamentos de saúde oferecidos, todos de forma gratuita e realizado de forma voluntária. 

A Instituição Cidade da Esperança está localizada na área rural do município de Rancho Queimado/SC, e vem a mais de 14 anos oferecendo formas alternativas de tratamento, com intuito de restabelecer a Saúde Integral das pessoas que lá vão, melhorando em consequência a qualidade de vida e levando esperança aos corações de muitos.

As diversas formas de tratamentos oferecidos gratuitamente pala Instituição Cidade da Esperança são oficialmente reconhecidos, tais como a Fitoterapia e a Reeducação Alimentar. Seus resultados favoráveis são comprovados pelos retornos de consulentes que lá passaram pelos tratamentos oferecidos. Destacamos ainda, as diversas formas de tratamentos conhecidos como Tratamentos Energéticos, que em seu conjunto é conhecido por Desimantação.

Nesta forma energética de tratamento, pois atua nos corpos sutis do ser humano e no equilíbrio dos chakras, embora já haja uma farta literatura sobre o assunto, poderemos encontrar explicação através dos conceitos teóricos da Física Quântica.

A Ciência tradicional e a Espiritualidade ainda caminham separadas, porém acreditamos que em breve, trilharam caminhos paralelos que as levarão a uma maior compreensão e consequente união.

De todo universo terapêutico e metafísico oferecido pela Instituição Cidade da Esperança, destacamos a abraço carinhoso e acolhedor, que todos que lá vão à procura de tratamento, recebem por parte de seu Presidente, dirigentes e voluntários.

Assim acreditamos que não só a medicina, os medicamentos, os cuidados preventivos com a saúde e a alimentação correta têm o poder de curar, mas também quando se é restabelecido o amor e a esperança nos corações humanos.

Professor EUCLIDES DE ALMEIDA SILVA

Diretor do Instituto de Parapsicologia de Joinville – Namaskar;

Área Jurídica e de Segurança Pública: Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Braz Cubas - UBC, Curso de Agente de Polícia Federal e de Delegado de Polícia Federal pela ANP – Academia Nacional de Polícia;

Área de Saúde Integral e Parapsicologia: Curso de Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro; Cursos de Parapsicologia, Hipnose e Regressão, Apometria Quântica, Física Quântica Aplicada a Realidade Humana e Curso Livre de EFT.

Artigo publicado na revista Eletrônica do Imão Luciano: www.fredomlife.com.br